Ideias e dicas para o seu noivado

Recebo muitos e-mails com duvidas sobre como organizar uma festa de noivado, por onde começar, o que teoricamente pode ou não fazer. Para tentar diminuir essas duvidas trago este post, espero nele poder ajudar as leitoras que estão iniciando a esta nova etapa: O noivado ♥

Alguns casais preferem se casar sem passar pelo noivado, as vezes por opção outros por já morarem juntos então vão direto ao casamento, particularmente falando toda etapa é valida e muito importante para o relacionamento, o noivado é o inicio da preparação para o casamento, a partir desta etapa é que se inicia todo o projeto e conquistas para o grande dia. Além do mais é o momento a onde o casal poderá se conhecer ainda mais, planejar o futuro e compartilhar juntos as conquistas.

Por isso que o significado da palavra noivar é a maturidade de um relacionamento e é a partir deste ponto que podemos entender o porque é tão importante passar por essa fase. 

A comemoração:

O noivado é uma comemoração intima, que poder ser oferecida na casa dos noivos, em um salão ou em restaurantes, durante o período do almoço ou como a tradição diz no período noturno, jantar.

Para festas acima de 30 convidados é necessário o envio de um convite. Abaixo deste numero pode-se convidar de forma mais informal e pessoalmente. 

Estilo de festa de noivado:

Existem dois estilos para a comemoração e organização do noivado, o tradicional que é quando após o jantar ou almoço o noivo se levanta e faz o pedido, trocam-se as alianças na presença de todos os convidados ou de forma descontraída quando os noivos já com as alianças no dedo recebem os convidados, não havendo assim o pedido.

O anel de noivado:

A tradição brasileira é os casais trocarem as alianças, mas há quem sonhei com o famoso anel de noivado, sim aquele que ficamos babando e que são muito comuns nos pedidos de casamentos americanos, neste caso o noivo presentei sua amada, com um belo solitário. Mas o que muitos não sabem é que mesmo escolhendo esta opção as alianças são necessárias e devem ser providenciadas, o anel nesta caso terá apenas valor simbólico, ficara como presente e consequentemente como um complemento da aliança feminina.

Quer saber mais? Veja as dicas que falei aqui sobre como escolher as alianças.

Cardápio:

É hora de definir o que será servido, é importante escolher um cardápio que tenha a ver com o estilo de festa e perfil dos convidados, considerando também o horário, por se tratar de uma comemoração em família a escolha do que servir é mais livre e menos formal, dependendo da quantidade de pessoas, pode-se optar por contratar um buffet. 

A decoração:

Para a decoração os detalhes são importante e fazem a diferença, use e abuse de objetos pessoais que deixam a festa mais personalizada e com a carinha dos noivos, este é o momento ideal também para os casais que querem economizar é o momento de colocar a mão na massa e fazer a decoração seguido o conceito DIY. Além de econômico e lindo, fica ainda mais personalizado. 

O pedido:

Este é o momento mais importante de toda a festa, aqui é necessário fazer um pequeno discurso, use a emoção e o coração, seja sucinto, objetivo e o principal defina em qual momento este ocorrera. O ideal é que seja antes de ser servido o buffet. Mas não há regras fixas.

Para os casais que optarem por trocar as alianças antes da festa acho muito valido fazer um pequeno discurso de agradecimento pela presença de todos os convidados e em alguns casos até um pouco da história do casal de forma objetiva. 

Inspirações:


Mesa simples e linda



 Foi uma festa de casamento, mas a ideia geral da mesa serve como uma inspiração linda para o noivado, esse bolo desconstruido então maravilhoso.



Mesa totalmente DIY  e linda, as bandeirinhas dão um charme especial.



Arranjo super fofo, amei!



Varal de fotos do casal, ideia linda e cheia de amor.



Essa mesa é linda de viver, inspiração total.



Arranjo fofo e delicado.



Ideia para os talheres, fica uma graça e é super facil de fazer!



Cardápio de dar água na boca, simples e delicioso do Buffet Mirandella.



Bar de águas aromatizadas, cai muito bem!



Essa mesa linda, foi de um casamento feito pelos fotógrafos Frankie e Marília, vejam que ideia deliciosa, utilizar doces caseiros e docinhos finos juntos, quando olhei fiquei pensando uma mesa de doces assim no noivado, ia agradar a todos.

Espero que tenham gostado
Um beijo

13 comentários:

  1. Adorei as dicas Pri, tudo que eu precisava perto do meu noivado rs Beijo <3

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Vou salvar as idéias para o meu noivado.. bjs!

    casarechic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Dicas maravilhosas, excelente post! E as inspirações... de suspirar!

    ResponderExcluir
  4. Otimas dicas...parabens pelo post
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, o post, as fotos, tudo!!!*-*
    Fico aqui só sonhando com o meu noivado, heheh ..

    beijos flor

    amandocasandoedecorando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ahh tenho saudades da minha festa de Noivado!

    Foi muito bom preparar cada detalhe *--*

    Ótimo post!

    Um beijo ;*

    ResponderExcluir
  7. Adoro tudo que vira festa hehehe o post é ótimo!
    Beijos,

    Amanda
    www.holybride.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Amei as inspirações e adorei o post, super explicativo e vai ajudar muitas noivinhas!!! Parabéns!!!
    Amei o porta guardanapo e talheres com renda, adoro renda!!!
    Bjs =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Olá Pri tudo bem???


    Eu fiz meu noivado e na época já morava junto com o More e não tinha nenhuma ideia de quando teríamos condições de oficializar nosso casamento!!!

    Acho super importante fazer o noivado e não é preciso gastar muito para isso...


    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  10. Babei agora rsrsrs, meu noivado não teve festa, foi apenas na igreja.
    beijos


    http:marciaejandreson.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. adorei mas so tem para o dia e se a pessoa quizer fazer um noivado a noite

    ResponderExcluir
  12. lindooo! o meu foi todo rosa e azul, as fotinhas estao no http://cerejaseframboesas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
Um beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...